Zorro – o começo da lenda

Zorro - o começo da lenda Zorro - o começo da lenda (contracapa)

Lê alguns excertos da obra.

Zorro - excerto 1    Zorro - excerto 2    Zorro - excerto 3

 

Podes aceder à obra integral aqui.

«Com uma escrita ágil e fluente, Isabel Allende criou um dos melhores romances da literatura moderna.»

Expresso

«Um romance indispensável. Allende recria Zorro como uma mistura de Peter Pan, Robin dos Bosques e Che Guevara.»

Diário de Notícias 

Sabias que…

 a obra Zorro – o começo da lenda, de Isabel Allende, foi recentemente adaptada a espectáculo musical, com banda sonora dos Gipsy Kings, tendo conquistado mais de 300 000 espectadores em Londres  e recebido 5 nomeações para os Prémios Lawrence Olivier, nas categorias de Melhor Espectáculo e Melhor Coreografia. No Outono de 2009, o musical será representado em Paris. Vê aqui um excerto do espectáculo: 

Isabel Allende Consulta uma breve biografia de Isabel Allende e descobre alguns dos prémios por ela recebidos.

Curiosidades sobre a “lenda” de Zorro:

  • Zorro é uma palavra espanhola que significa raposa, animal ágil e astuto.
  • A personagem Zorro é inspirada em heróis de carne e osso. Um deles é William Lamport, que nasceu na Irlanda, mas passou grande parte da sua vida na Nova Espanha, actual México, onde viveu inúmeras aventuras.
  • A história de Zorro já mereceu imensas adaptações ao cinema, televisão, desenhos animados, espectáculos teatrais e musicais, …
  • O escritor Johnston MacCulley escreveu a história de Zorro, em conto e romance, tendo sido adaptada pela primeira vez ao cinema (mudo) em 1920, com o título A Marca do Zorro. Vê aqui um excerto desse filme.

Topo

7 respostas a Zorro – o começo da lenda

  1. Juliana Rodrigues, 11º C diz:

    Este livro despertou-me logo de imediato interesse, pois todos nós já ouvimos falar do Zorro, mas eu pessoalmente não tinha conhecimento de toda a sua história. Com esta obra, tive oportunidade de conhecer toda a vida, todas as aventuras vividas por Diego de La Vega na sua infância e juventude e como se tornou no Zorro.
    Este romance é de fácil leitura porque a linguagem é muito acessível e isso ainda me motivou mais para a sua leitura e tornou possível acabá-lo rapidamente.
    Espero futuramente ter oportunidade de ler mais obras desta escritora, pois fiquei muito entusiasmada com a leitura deste livro!

  2. Ana Rita - 11º C diz:

    Há livros que nos marcam e nos deixam a pensar e há livros que lemos, porque assim o tem de ser.
    Com a leitura desta obra aconteceram, precisamente, ambas as situações.
    Gostei bastante de ler a obra Zorro – O Começo da Lenda e, ao acabar a sua leitura, apercebi-me de que o momento mais marcante foi aquele em que a sogra de Jean, o pirata, mostrou a Juliana o corpo da sua filha e lhe disse que, se ela quisesse ficar com Jean, teria de ficar também com o seu neto e cuidar dele como se fosse seu próprio filho. Esta aceita-o, mostrando assim a imensidão do seu amor por Jean, é por isso que é tão marcante.

  3. Rosa Oliveira 11º A diz:

    Em relação ao Zorro, várias partes foram marcantes para mim, desde os episódios caricatos da sua infância até a idade adulta.
    É um livro riquissímo, cheio de aventura, peripécias, da grande história, da grande lenda que foi o Zorro. Apesar de ter várias partes de que gostei e que foram marcantes para mim, a que mais me impressionou foi a separação de Bernardo e Diego quando estes se encontravam em Barcelona.
    Este episódio marcou-me muito, porque desde a sua infância e juventude que Diego e Bernardo nunca se separaram, eram irmãos de leite, como verdadeiros irmãos que saíram da mesma mãe. Achei um momento muito emocionante porque se trata da separação de dois irmãos, o que é sempre triste, ainda mais neste caso.
    É, sem dúvida, uma óptima escolha de leitura!

  4. Sara, 11A diz:

    Zorro é uma extraordinária lenda recontada pela autora, Isabel Allende, que conta a história do jovem Diego de la Vega que se torna no famoso herói (Zorro) que intitula o livro.
    A história tem um enredo realista, repleta de aventura (viagens pelo mar, ataques de piratas, duelos, mistérios, etc.) e conflitos dramáticos. Vai-se tornando num romance cativante suscitando muito interesse e curiosidade.
    A personagem Diego de la Vega apresenta várias facetas, desde o herói romântico ao homem determinado que luta pela justiça social.
    É sem dúvida um bom livro de aventura e muito drama, com cenas de humor.
    A linguagem é simples e acessível, já que é um livro de aventura destinado a todas as gerações. Desta forma, aconselho a leitura da obra a quem aprecia boas aventuras. Com certeza que irão gostar muito!

  5. Nuno Ramos, 11º C diz:

    O livro “Zorro – O Começo da Lenda” despertou em mim um grande interesse, não só pela forma como a história é contada, mas também pela mensagem que pretende transmitir. Em primeiro lugar, a história é contada desde o princípio, como sugere o título, iniciando-se com a história dos pais do herói. Em segundo lugar, a obra recorre a temas actuais e importantes do ponto de vista ético, o que a torna intemporal. O livro chama a atenção para a indiferença face às diferenças sociais e defende, através do protagonista Zorro, a luta pela justiça dos mais fracos ou desfavorecidos. São referidas ainda, durante toda a obra, cinco virtudes essenciais à vida: honra, justiça, respeito, dignidade e coragem.
    Eu gostei muito de ler este livro e, no fundo, penso que qualquer pessoa o deveria ler, pois todos nós temos algo a aprender com esta obra.

  6. Daniela 11C diz:

    Um livro que me despertou para a leitura e que me marcou?
    Sem dúvida, Zorro foi um deles. Esta lenda antiga de um homem justiceiro que defendia os oprimidos sempre me cativou. Com esta leitura consegui perceber todos os passos, desde a infância, de Diego, que com determinação e coragem enfrentou todos os obstáculos que a própria vida lhe colocara conseguindo ultrapassá-los com destreza e chegando mesmo a tornar-se o tão esperado defensor dos oprimidos. O facto que mais me encantou em toda a obra foi a amizade que existia entre Diego e Bernardo (o seu irmão de leite). Esta união, este amor de irmãos que sentiam um pelo outro, ultrapassou todas as barreiras que lhe foram impostas permanecendo intacto e inabalável. Com esta obra, acaba-se com o herói perfeito, ou seja, um herói da nossa imaginação, mas mostra-se um herói mais humano, dotado de coração, de alma, de mente e de um espírito indomável com Diego é. Revela-se assim o homem por detrás da máscara.
    Esta obra é de fácil leitura, tornando-se ainda mais empolgante devido à fácil compreensão de cada palavra que o constitui.
    Sendo assim, é uma óptima escolha de leitura, principalmente para as pessoas que como eu adoram romances misturados com aventura e cavalheirismo como acontece nesta obra.

  7. Sérgio Oliveira, 11º C diz:

    O livro que mais me cativou foi claramente «Zorro – O começo da lenda» de Isabel Allende.
    Esta obra conta as aventuras de Diego de La Vega e seu grande amigo Bernardo desde a sua infância até ao dia em que Diego abraçou a identidade de Zorro, seguindo as 5 virtudes: honra, respeito, dignidade, coragem e justiça. Mas não foi só à história que fiquei rendido mas também aos locais onde a acção se passava, podendo imaginar os locais onde decorria a narrativa: Alta Califórnia, onde a natureza predominava, criando-nos sensações únicas de liberdade, Barcelona uma cidade sufocante, com ruas apertadas, despertando o amor nas personagens.
    «Zorro – O começo da lenda» é por tudo isto e muito mais um livro de aventura que nos cria uma grande afectividade, com uma leitura fácil, muita aventura e grandes lições de vida a tirar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: