Amor de Perdição

Camilo Castelo Branco

Amor de PerdiçãoSinopse pq

Lê alguns excertos da obra.

cap-vii-pp-90-93.jpgcap-vii-pp-94-95.jpg cap-x.jpg

hjh

Vê aqui um vídeo sobre a obra realizado por uma aluna da escola.

Curiosidades:

Sabias que…

  • Amor de Perdição foi um romance escrito na Cadeia da Relação do Porto, em 1861. Subintitulado de Memórias de Uma Família, é baseado em episódios da vida do tio Simão Botelho. Este é o romance mais popular, já traduzido em diversas línguas e adaptado ao teatro e ao cinema.
  • Simão António Botelho era um desventurado tio de Camilo que foi degredado para a Índia, ignorando-se o seu final. É neste tio que Camilo se inspira para criar a personagem “Simão”, de Amor de Perdição.
  • O pai de Camilo, Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco, de alcunha hereditária “O Brocas“, nasceu em Vila Real de Trás-os-Montes, em 1778. Estudou em Coimbra com um dos seus sete irmãos, Simão Botelho, onde foi autor de vários distúrbios.
  • A obra Amor de Perdição tem sido alvo de diversas adaptações para teatro, cinema, televisão e até ópera. Recentemente (2007), passou na RTP1 a telenovela Paixões Proibidas, uma co-produção luso-brasileira da RTP e Rede Bandeirantes, baseada em três romances de Camilo Castelo Branco (Amor de Perdição, Mistérios de Lisboa e Livro Negro de Padre Dinis).

A propósito:

A casa onde Camilo viveu grande parte da sua vida com Ana Plácido localiza-se em S. Miguel de Seide e pode ser visitada! Vale a pena! E é apenas a 15 minutos da ESPBS!

Vê um vídeo sobre a Casa-museu de Camilo, em S. Miguel de Seide, realizado por alunos da ESPBS, no âmbito da sua participação no concurso “A Minha Escola Adopta um Museu…”

Topo

9 respostas a Amor de Perdição

  1. Ana Olinda, 12C diz:

    “Amor de Perdição”: o romance de Camilo Castelo Branco considerado, por muitos, o “Romeu e Julieta” lusitano.
    Um livro fabuloso que retrata uma época, um país, um amor impossível mas eterno, uma paixão desenfreada e heróis dispostos a tudo pelo seu amor, mesmo que isso implique lutar contra tudo e contra todos.
    Uma obra surpreendente, repleta de emoções, em que o sentimento se sobrepõe à razão e é levado ao extremo e que possui a capacidade de prender o leitor até à última letra.

    Ana Olinda, 12º C

  2. Paula, 12K diz:

    Queria apenas, e não só, aproveitar para transmitir que terminei de ler este fabuloso livro, que, sem sombra para dúvidas, se tornou já num dos meus favoritos. Desde já aproveitaria para dizer que acabei por assistir a alguns dos episódios da série que passou até há bem pouco tempo na RTP1, baseada neste excelente e, repito novamente para dar mais ênfase à minha opinião, EXCELENTE romance do impressionante escritor Camilo Castelo Branco. Sempre que podia assistia à série mas não pude acompanhar todos os episódios. Tenho imensa pena por não o ter conseguido, mas era mesmo impossível. Portanto, quando o professor disse que o livro “Amor de Perdição” faria parte dos livros para o Concurso Nacional de Leitura nem hesitei, pois estava curiosíssima por saber se a série estava completamente de acordo com o livro. Sei agora, depois de o ler, que poucas são as semelhanças entre os dois, a não ser as personagens e alguns momentos que se desenrolaram…
    Fica então um apelo simples e rápido. Quem adorar intrigas de desgraças causadas por um grande amor, faça-me um grande favor LEIAM ESTE LIVRO, NÃO MORRAM SEM ANTES O TEREM LIDO…

    Ana Paula Pereira, 12ºK..

  3. Ana Paula Pereira, 12ºK diz:

    “Amor de Perdição” – comentário:

    Tu Simão que te perdeste de amor por Teresa e arriscaste a vida para ter o seu amor eterno.
    Tu que a davas por ela.
    Eras sincero, terrivelmente apaixonado, mas nunca tiveras paz.
    Rico eras, pobre te tornaste.
    Andavas louco para agradar ao teu único e verdadeiro amor.
    Necessitaras e mereceras tu, tamanho sofrimento?
    À forca foste condenado e o coração de Teresa deixaste amargurado…
    Teresa, por outro lado nunca uma cadeia vira, mas sempre presa fora. Presa de te amar, até de te olhar.
    Sofria bastante, a frágil desgraçada, quando numa manhã cinzenta-amarelada, a notícia da sua morte receberas.
    Parece que foi a Sorte que finalmente vos juntou e nesse mesmo dia morreras.

    Olhai leitores, que esta é verdadeira, a história inteira que Camilo Castelo Branco na cadeia escrevera.

    P.S. Para quem é amante deste tipo de intrigas, em que o amor é o verdadeiro causador da tragédia ou do drama, façam-me um enorme favor, aproveitem para este livro ler, uma moral retirar e por uma história se encantar… De resto sejam felizes e não se amem loucamente para todo o sempre, pois os amores são tramados e acabam por nos fazerem sempre desgraçados…

  4. José Pinto diz:

    Obra espectacular. A tragédia de amor perfeita! Não deixem de ler.

  5. José Sousa, 12º H diz:

    Ao ler um livro por vezes abstraímo-nos da realidade e vivemos a narrativa como se fôssemos nós próprios a vivê-la. Aconteceu-me isso no livro “Amor de Perdição ”, de Camilo Castelo Branco. Foi um exemplar que eu li muito depressa, é um livro pequeno e muito interessante, que retrata a história de amor entre Simão e Teresa, que contavam com o problema da desavença entre as suas famílias. A história desenvolve-se entre estas duas personagens, as suas famílias e poucas mais personagens…

    É para mim um bom livro e por isso recomendo a leitura a todos!

  6. Helena Faria, 12 H diz:

    No primeiro período, optei por ler o livro Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. Fiz esta opção devido ao Concurso Nacional de Leitura, em que um dos livros para leitura era este.

    Este livro é um romance e conta-nos a história de Simão e de Teresa que se apaixonaram, mas que sofriam com a rivalidade entre os pais de ambos. Estes eram contra o amor deles e fizeram tudo para os afastar. Teresa foi para um convento e Simão para Coimbra para terminar os seus estudos. Estas tentativas de os separar não tiveram sucesso, uma vez que ambos se amavam verdadeiramente e que assumiram verdadeiras atitudes de coragem. Simão e Teresa arriscam muito para se verem e mesmo para tentarem ficar juntos. Ambos enfrentam os seus pais e deram grandes provas de amor um ao outro. Simão arrisca a sua própria vida por causa de Teresa, o que a meu ver é uma grande prova de amor.

    A leitura deste livro fez-me perceber que nem tudo é bonito quando duas pessoas se amam, pois pode existir alguém que acabe com todos os nossos sonhos, que foi o que aconteceu neste romance.

    Aconselho sem dúvida alguma a leitura deste livro a qualquer pessoa, pois é um livro que vale a pena ler.

  7. Vanessa diz:

    Adorei o livro.Comecei a lê-lo para fazer um trabalho e adorei. Fui até o final com muito entusiasmo!
    Foi muito bom realizar este trabalho!
    É uma história romântica muito chocante e com final trágico mas muito booom!

  8. Andresa diz:

    No começo confesso que não gostei, mas depois me surpreendi com tanta emoção em um só livro.
    Adorei!!!
    Valeu a pena deixar de fazer outras coisas de que eu gosto para ler este livro!!!!!!!

  9. Sara Machado - 10A diz:

    Gostei do livro porque é uma história que cativa muito o leitor, primeiramente porque o amor deles é tão belo, tão forte e verdadeiro. Depois porque a sua paixão era proibida e eles jamais podiam ser vistos juntos. Passavam muito tempo sem se ver e parecia que o amor deles cada vez era mais forte.
    Acho que o autor usou linguagem simples, bem adaptada aos diferentes personagens, notando-se as suas origens.
    Aconselho a leitura deste livro aos jovens, é uma leitura acessível, um livro que cativa pela forma como o autor expõe as vivências dos personagens principais. Principalmente para quem aprecia romances portugueses é um bom clássico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: